domingo, 2 de abril de 2017

Conferências XV EJIP: Rui Castanhinha (PT)

"Fossil eggs and embryos from Portugal: new insights from a Paleo-Evo-Devo approach"
por Rui Castanhinha
Conferência do XV EJIP, 20 de Abril 2017
No Mini Auditório Teatro-Cine (Pombal)


Rui Castanhinha é mais um dos nossos oradores convidados para este XV Encontro de Jovens Investigadores em Paleontologia! Na tarde do dia 20 de Abril (ver programa), o paleontólogo Rui Castanhinha dará uma conferência intitulada: "Fossil eggs and embryos from Portugal: new insights from a Paleo-Evo-Devo approach". Nesta conferência, Rui falará um pouco da sua investigação sobre Paleo-Evo-Devo em arcossáurios com base em embriões e ovos fósseis encontrados no Jurássico Superior de Portugal. 


Licenciado em Biologia pela Universidade de Évora, Rui Castanhinha é Paleontólogo no Museu da Lourinhã. Foi nesta instituição que desenvolveu parte da sua investigação sobre ovos e embriões fósseis de dinossáurios provenientes das sequências do Jurássico Superior de Portugal, tema para o qual recebeu uma bolsa da Jurassic Foundation. Rui é Doutor em Evolução pelo Instituto Gulbenkian de Ciência e no âmbito deste ciclo de estudos, debruçou-se sobre o desenvolvimento de diversos arcossáurios. Rui Castanhinha é Editor-in-Chief da revista Journal of Paleontological Techniques (www.jpaleontologicaltechniques.org) e participou em várias campanhas paleontológicas em Angola, Moçambique e Cabo Verde.


É membro fundador do projecto PalNiassa, um programa científico internacional envolvendo instituições de Moçambique, Portugal e outros países com o objectivo de descobrir, estudar e preservar o património paleontológico do território moçambicano. No âmbito deste projecto, liderou inúmeras expedições em Moçambique. Rui foi também responsável por conceber e apoiar a construção do Laboratório Nacional de Paleontologia em Marracuene. Em 2015, destacou-se pela publicação de um novo taxón, Niassodon mfumukasi, membro do grupo Kingoriidae (Synapsida: Dicynodontia). Neste trabalho podemos encontrar uma série de imagens em CT scan, tomografia e reconstruções 3D, que permitiram efectuar uma descrição detalhada da anatomia cranial bem como da neuroanatomia deste novo táxon. O SRµCT scan (Synchrotron Radiation Based Micro-Computed Tomography) efectuado a determinados elementos apendiculares permite identificar a presença de centros secundários de ossificação, tornando-se assim na evidência fóssil mais antiga de este tipo de caracteres.


Rui destacou-se pela sua participação no estudo de um ninho de ovos fóssil contendo embriões de um dinossáurio terópode encontrado nos sedimentos do Jurássico Superior na localidade de Porto das Barcas (Lourinhã). Participou ainda em várias actividades centradas na divulgação da evolução e da Paleontologia, em especial no território moçambicano, com a realização de diversas acções de divulgação e exposições abertas, assim como com artigos de divulgação em revistas e jornais de importante impacto nos meios de comunicação social.

Links de interesse
Projecto PalNiassa:


Publicações de referência:

No hay comentarios:

Publicar un comentario